RAW: O que é? Por que devo usar?!

RAW: O que é? Por que devo usar?!

O negativo da fotografia Digita!

Por que devo fotografar em RAW? Já me perguntaram isso algumas vezes. Desconhecido para muitos, geralmente amadores, essencial para profissionais.  Mesmo geralmente sendo classificado como simplesmente um formato de arquivo, ele é muito mais do que isso, vamos enter porque. Mas antes de tudo, se a sua câmera tem essa opção, habilite prontamente antes mesmo de concluir a leitura desse artigo.

O que é RAW?

O arquivo RAW, que traduzindo do inglês significa  “cru”,  é uma outra forma em que sua câmera pode salvar a fotografia. Geralmente deixamos a opção JPG (ou JPEG), ativado para salvar os arquivos, pois quando o RAW está habilitado “enche” nosso cartão de memoria rapidamente. Devemos primeiramente entender que o jpg são os dados gravados com uma máxima compressão, para diminuir seu tamanho em megabytes, sem alterar tons e cores, com isso, sofre perda de muitas informações.

Deste modo, o formato “cru” ou RAW salva a imagem de maneira completa, com todos os detalhes possível, por isso ela ocupa tanto espaço pois seu tamanho pode chegar a ser o dobro do JPG. Lembre-se por se um arquivo sem edição ou compactação,  pode ocorrer diferença nas cores e nos tons de ambos os formatos.

Canon e Nikon

Visto que entendemos o que é o RAW, vale lembrar que cada fabricante criou seu formato nativo. Popularmente estes formatos são conhecidos desta maneira, porém o RAW da Canon, por exemplo, usa as extensões .crw e .cr2, enquanto o da Nikon cria arquivos .nef. Os formatos RAW são todos únicos e proprietários, portanto são incompatíveis entre eles.

RAW, Escolha de formato

 

No Fim, RAM ou JPEG  para  usar?

Minha sugestão e usar os dois, se você ainda não está dominando o photoshop ou Lightroom para edição de imagem no momento, escolha a opção RAW + JPEG em sua câmera, para que futuramente quando estiver dominando a edição você possa retorna nessas fotografias. Tudo bem que vai ocupar mais espaço, porem você vai ter seu negativo intacto.

Deixe seu comentário sobre como você trabalha com arquivos RAW e JPG.

2 comentários em “RAW: O que é? Por que devo usar?!

  1. Li atentamente tudo quanto foi dito, aliás, não é o primeiro artigo nem será o último respeitante ao fotografar ou não em RAW ou JPEG.
    Pessoalmente, uso maioritariamente o formato JPEG, porquê? porque na face seguinte, a edição, não me sinto à vontade com o Inglês utilizado pela maioria dos editores de imagem.
    Claro que o espaço ocupado em RAW é muito maior do que em JPEG. Logo que me sinta com bagagem suficiente para fotografar em RAW, farei a partir daí o meu formato fotográfico.
    Já alguém me disse, “fotografe sempre em RAW”
    *** Canon 500D ***
    Cumprimentos
    João Barreto

    1. Olá João, obrigado pela leitura no artigo e pela sua vista no blog, estou em muitos projetos e por isso o longo espaço de tempo para responder, porém desculpe-me pelo meu ato falho.

      A vantagem do RAW é para ter melhor qualidade na imagem para edição, hoje o Lightroom já é em português que facilita o aprendizado e as edições. Sugiro a adoção da mesma o quanto antes, apesar do espaço em HD ser maior mais é um passo necessário para sua evolução fotográfica.

      Abraço e boas fotografias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>