Luz Laranja x Café?

De acordo com cientistas, comprimento de onda da luz alaranjada provoca aumento da atividade cognitiva e dos batimentos cardíacos ao ativar fotorreceptores dentro dos olhos.

luz-laranja-cafe

Eis aí uma fonte que não cansa de surpreender: a luz. Particularmente, a boa e velha luz incandescente de tom alaranjado. De acordo com pesquisadores belgas, a luz alaranjada provoca alterações semelhantes às de uma xícara de café — do aumento da atividade cognitiva do cérebro à aceleração dos batimentos cardíacos. E bastam dez minutos.

De acordo com estudo publicado no PNAS, a luz laranja ativa fotorreceptores dentro dos olhos, os quais controlam a produção da substância conhecida como melopsina — que, conforme acreditam os cientistas, é capaz de alterar os batimentos cardíacos de uma pessoa.

Voluntários sob a luz


A fim de entender mais profundamente qual é o papel da melopsina no controle do cérebro em particular, os cientistas bombardearam 16 voluntários com luzes azul e alaranjada. Em seguida, os participantes foram convidados a realizar um teste de memória dentro de um aparelho de ressonância magnética.

Posteriormente eles foram vendados por 70 minutos para, por fim, realizar mais uma vez o teste, então sob luz verde. Os resultados mostraram que a luz alaranjada teve grande influência na atividade cerebral.

Fonte: MegaCurioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>