01

Entendendo sobre as configurações de ISO

Na tradicional fotografia (película) ISO (ou ASA) era a indicação de como uma película era sensível à luz. É medido em números (você provavelmente já viu em filmes – 100, 200, 400, 800 etc). Quanto menor o número, menor a sensibilidade do filme e mais fino o grão nas suas fotos.

Na fotografia digital ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Os mesmos princípios se aplicam como na fotografia de filme –  quanto menor o número, menor a sensibilidade e mais fino será os grãos. Configurações de ISO mais elevadas são geralmente utilizados em situações mais escuras para obter velocidades do obturador mais rápida (por exemplo um evento de esportes em um local coberto, ae você deseja congelar a ação, com pouca iluminação) – no entanto o custo é que as fotografias será com mais grãos. Para exemplificar segue abaixo uma fotografia com ISO diferente.

Configuração do ISO
O da esquerda está com um ISO 100 e o da direita em ISO 3200.

ISO 100 é geralmente aceito como ‘normal’ e lhe dará lindas fotos nítidas (pouco ruído / grão).

A maioria das pessoas tendem a manter suas câmeras digitais em “Modo Auto”, onde a câmera seleciona a configuração de ISO adequado, dependendo das condições que você está fotografando (ela vai tentar manter o mais baixo possível), mas a maioria das câmeras também lhe dará a oportunidade de selecionar ISO manualmente.

Quando for usar sua câmera e escolher uma configuração de ISO, você vai notar que ela vai  impactar na abertura e velocidade necessária para fotografar. Por exemplo – se você colidisse o seu ISO de 100 para 400 você vai perceber que você pode disparar em alta velocidade e / ou menor aberturas.

Ao escolher a configuração ISO geralmente eu me pergunto:

  • Luz – O assunto é bem iluminado?
  • Grãos – Eu quero uma foto granulada ou sem?
  • Tripé – Estou usando um tripé?
  • Movimento – Meu assunto está em movimento ou parado?

ISO é um aspecto importante da fotografia digital, para ter maior compreensão e ganhar mais controle de sua câmera digital experimente diferentes configurações e como elas impactam nas suas imagens hoje.

2 comentários em “Entendendo sobre as configurações de ISO

  1. Tenho uma máquina digital Sony DSC-W120 Super SteadyShot bem pequena, simples, sem acessório nenhum. Não uso tripé para fotografar. Quase sempre uso em Iso para fotos que quero qualidade. Gostaria de saber que outros recursos da máquina posso utilizar para obter mais nitidez em motivos pequenos. Gostei muito dos comentários, principalmente para abrir essa janela de aprendizado. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>